O segredo das Born Globals

Ler sobre as Born Global pode, e deve, trazer questionamentos. Qual o segredo? Como uma pequena/média empresa consegue, em tão pouco tempo, inserir-se no mercado internacional?

Apesar da complexidade do assunto, podemos resumir o conceito em apenas uma palavra, planejamento.

É claro que, toda empresa que obtém sucesso e cresce em seu segmento, possui planejamento e estratégia. Porém, as Nascidas Globais, trabalham focadas no mercado internacional.

Todo o conceito, até mesmo os produtos e/ou serviços, são desenhados para o cenário externo. Além de contar com um corpo executivo muito apto, com conhecimento e experiência internacional.

A rede de contatos internacionais da, recém ou ainda não nascida empresa, é grande, obtendo facilitadores externos como principais distribuidores para seus serviços ou produtos.

Trazer uma grande ideia para o mercado é apenas o primeiro passo para a consolidação no mercado internacional. O que diferencia o processo é o tempo. Mas, inovação, proatividade, aceitação de riscos, dentre outras características precisam estar no comportamento de toda empresa, não importa se é Doméstica, Exportadora, Internacional, Multinacional ou Global.