O que é necessário para uma sessão de Coaching?

O que é necessário numa sessão de coaching

O processo de coaching consiste em juntar diversas técnicas de diferentes metodologias – como das áreas de psicologia, recursos humanos, sociologia ou administração de empresas – e trabalhar para alcançar metas, superar objetivos e potencializar os resultados para uma pessoa, tanto na sua vida pessoal, quanto na sua vida profissional. Tudo vai depender do que for acordado entre coach e coachee no início de todo o processo.

Além do acordo inicial do que se espera na sessão e a contratação de profissional qualificado, também é preciso estabelecer o que se espera em cada processo, qual passo precisa ser dado a cada momento, a cada etapa. Também por isso o comprometimento é parte essencial do programa de coaching. O atendimento deve ser feito com dedicação de ambas as partes, assim, as chances de resultados positivos e eficazes aumentam. Para que tudo seja bem definido inicialmente, a comunicação deve ser clara e objetiva.

O coach é a figura central do processo, ou seja, o profissional capacitado e habilitado quem vai conduzir todas as etapas, e por isso, este profissional deve possuir, necessariamente, formação em coaching e estar bem preparado e ter algumas habilidades principais desenvolvidas.

Ele deve ouvir, absorver e entender para criar um cenário de empatia e, só então, poder devolver esse conhecimento para a outra parte, em forma de incentivos e estímulos, apoiados em suas técnicas e metodologias.

Um grande desafio para o profissional de coaching é identificar certos padrões ou indícios de auto sabotagem, por exemplo, ou qualquer tipo de fator que dificulte – ou mesmo facilite – o alcance do estado desejado para seu coachee. A ideia é sempre gerar estados emocionais positivos.

Deixe uma resposta